quinta-feira, 10 de março de 2011

Brasilianas - Luiz Nassif - Política Industrial

Para qualquer pesquisador da nova política industrial, esse programa da série Brasilianas, apresentada pelo economista (e bandolinista) Luiz Nassif, já se tornou clássico. Na verdade, mesmo quando eu já tinha definido que meu tema no mestrado seria o neodesenvolvimentismo, pensava em trabalhá-lo a partir das políticas de desenvolvimento urbano, dado a minha formação (além de bacharel em direito, sou bacharel em urbanismo também, área na qual atuo profissionalmente) e de um trabalho que estou concluindo para subsidiar a elaboração da Política Estadual de Desenvolvimento Urbano ("Competência e Capacidades do Estado para o Desenvolvimento Urbano". Uma apresentação desse trabalho está no link http://www.sedur.ba.gov.br/sgt/Avaliacao_Competencias.pdf ). Porém, foi assistindo casualmente esse programa que visualizei a possibilidade mais prática de estudar o neodesenvolvimentismo a partir da política industrial que foi, de fato, retomada com a PITCE (2003) continuada pela PDP (2008). Assim, queria compartilhá-lo com vocês, pois talvez sem ele eu ainda estivesse refinando o meu tema (Que está se refinando cada vez mais: Começou com a Posição do Estado frente a Economia, passando por Neodesenvolvimentismo; Neodesenvolvimentismo X Patrimonialismo; Política Industrial; PITCE/PDP; até a estratégia específica de Formação de Multinacionais Brasileiras). Segue o video:
http://www.youtube.com/watch?v=tAgavHyP438

Nenhum comentário:

Postar um comentário